Você vive dentro de um aquário?

Quando um peixe cresce dentro de um aquário, conforme seu tamanho aumenta, o aquário parece diminuir de tamanho. O peixe se sente o “dono do pedaço”, o “maioral”, o “peixão”.

Não há mais nada de novo a ser aprendido, confinado num mundo cada vez menor.

Mas, ao ser jogado no oceano, o peixe finalmente enxerga seu tamanho, que não é nada, comparado com a imensidão de águas a serem exploradas. E, para dificultar, há muitos perigos no oceano. O peixinho precisa aprender a se portar, para que sobreviva!

Essa analogia se aplica à qualquer situação em que pessoas ignorantes se portam como se estivessem dentro de um aquário. Não fazem ideia do oceano a ser explorado, pois estão confinadas ao seu mundinho medíocre.

Qualquer indivíduo que diz saber muito, que ironiza ou ridiculariza os que estão “aprendendo”, ou discrimina os que sabem mais, alegando serem “loucuras” ou devaneios, está dentro de um aquário!

Lembre-se disso, normalmente quem mais sabe é aquele humilde suficiente para compreender que há muito mais que ele não sabe!
Você vive dentro de um aquário?
Existem várias referencias a essa analogia na internet. No entanto não consegui encontrar sua origem.

Você já teve alguma experiencia com um “peixe de aquário”?’, ‘Você vive num aquário?

One thought on “Você vive dentro de um aquário?”

  1. Vocк jб parou para pensar qual й o seu jeito de amar? No Mapa Astral, a posiзгo do planeta Vкnus por signo revela a maneira como vocк vive e expressa o amor, assim como o tipo de relaзгo que mais lhe atrai. Afinal, cada um ama de um jeito completamente diferente. Alguns sгo retraнdos na hora de expor os sentimentos, enquanto outros mostram seu amor de um jeito criativo e muito apaixonado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *